Certificado Digital - Esatec Assessoria Contábil

O que é um certificado digital e para que serve?

Com certeza você já ouviu falar de certificado digital, no entanto você sabe o que é um certificado digital e para que ele serve?

Ele funciona como uma assinatura digital para pessoas físicas e jurídicas. Com essa autenticação é possível garantir a veracidade de documentos como uma nota fiscal e uma série de outras transações fiscais obrigatórias.

O Certificado Digital é um tipo de autenticidade eletrônica que serve para assinar documentos de qualquer lugar. Ele possui validade jurídica, igual ao CPF e ao CNPJ. Se você é um novo empreendedor, com certeza precisará saber como funciona, pois você precisará realizar suas obrigações fiscais obrigatórias.

O que é um certificado digital?

Ele é simplesmente uma assinatura eletrônica como todos os dados do seu usuário, independente que seja uma pessoa física ou uma empresa. Essa tecnologia utiliza chaves criptografadas que podem ser em arquivo digital ou token.

O principal objetivo é gerar uma identificação pessoal que seja exclusiva e segura.

Na prática ele funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos. Esse documento digital é utilizado para comprovar as informações de transações tributárias, como emissão de notas fiscais e contratos.

Por meio do dele, as empresas podem ficar em dia com o governo. Afinal, com ele, é possível fazer uma série de transações fiscais como declarações e comprovações que precisam ser feitas à Receita Federal.

Basicamente seu certificado digital será composto de três partes:

  • Informações da pessoa ou da empresa;
  • Uma chave pública associada ao CPF ou CNPJ cadastrado;
  • Assinatura digital de empresa que é a Autoridade Certificadora Confiável;

Principais vantagens do Certificado Digital

Além de identificar a empresa ou o usuário, o certificado traz assinatura com validade fiscal e jurídica.

Por esse motivo, essa é uma importante ferramenta para validar documentos fiscais, por exemplo. Isso vai facilitar as fiscalizações e ao mesmo tempo evitar que ocorram informações indevidas.

Como você pode ver, um certificado digital é uma ferramenta muito útil, e abaixo vamos listar alguns tópicos para que você possa levar em consideração:

  • Segurança: a partir de uma assinatura digital com o mesmo valor jurídico de uma assinatura manuscrita;
  • A assinatura digital ajuda a economizar recursos e é sustentável, isso porque não é necessário reconhecer firma em cartório, deslocar-se para enviar documentos ou mesmo imprimir papéis, além de economizar o tempo dos funcionários;
  • A sustentabilidade é, também, um ponto interessante para o certificado digital. Utilizando-o para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, por exemplo, é possível economizar papel;
  • Praticidade e comodidade: assinar documentos e realizar transações digitalmente permite que as ações contábeis de seu negócio sejam feitas sem complicações.

O que garante a autenticidade do Certificado Digital

O certificado digital só pode ser emitido por uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil).

A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil é o órgão que possibilita a emissão de certificados digitais para identificação virtual do cidadão e das empresas.

Por esse motivo é importante você contar com o auxílio de uma empresa séria e consolidada na hora de adquirir seu certificado digital e para isso você pode contar com a Esatec.

Qual Certificado devo escolher?

Mesmo essa sendo uma pergunta comum e recorrente na hora de adquirir o certificado digital, a resposta para essa questão é: depende. 

A função dos modelos é a mesma, cabe aos usuários decidirem qual melhor atende às suas necessidades a partir das características de cada modelo.

No momento da escolha, as vantagens e as desvantagens de cada modelo dependem da visão de cada um. A tabela abaixo apresenta um comparativo entre o certificado digital A1 e certificado digital A3:

Diferentes tipos de certificado digital
fonte: bling (2020)

O certificado A1 é um dos mais procurados e possui a validade de 1 ano. Você pode ter que escolher um ou outro de acordo com a compatibilidade com seu software ERP, por exemplo, no entanto você sempre poderá contar com a ESATEC na hora da compra.

Como obter um certificado?

Adquirir seu certificado digital é simples, porém é preciso de uma empresa de confiança para não cair em golpes. Para isso você pode contar com a ESATEC uma empresa com mais de 40 anos de experiência em assessoria contábil e que vai atender você com excelência nesta e também em outras demandas. Solicite um orçamento agora mesmo!

Você também pode nos seguir no facebook e acompanhar nossas atualizações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0