ESATEC Assessoria contábil

Emissão de
Certificados Digitais

O que é a Certificação Digital?

A certificação digital é uma tendência cada vez mais difundida no mercado e pode ajudar a reduzir custos e otimizar o trabalho de empresas, órgãos públicos e profissionais autônomos diversos.

Nos dias de hoje, os principais órgãos públicos exigem que toda documentação seja assinada através de certificado digital.

Em outras palavras, ela serve  como uma identidade eletrônica para pessoas ou empresas.

É como ter uma carteira de identidade virtual!

Chega de gastos excessivos com cartório!

Você pode assinar contratos e documentos sem sair da sua casa ou empresa e ter todos eles em versão digital!

Através da Certificação Digital, é possível garantir a identidade da sua empresa ou a sua sem a necessidade uma apresentação presencial.

Tudo seguro e garantido juridicamente através de normas e criptografias complexas!

Assinatura Digital

Com a Certificação Digital você tem um CPF ou um CNPJ eletrônico e com isso ter uma ASSINATURA DIGITAL, para facilitar e agilizar a assinatura e autenticidade de documentos.

Esta tecnologia está disponível no Brasil desde 2001, após a criação da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP Brasil e, além de dar autenticidade em transações online, permite identificar cada usuário e cada documento autenticado, mesmo à distância. Ou seja, os documentos digitais passam a ser legítimos e possuir validade jurídica.

Quais são as vantagens da
Certificação Digital?

Assinatura Digital

Você pode assinar seus documentos de onde estiver, em qualquer lugar

Segurança

É impossível fraudar uma Assinatura Digital

Validade

Seus documentos possuem jurídica igual ao CPF ou CNPJ

Economia e Praticidade

Você economiza com a redução do volume de papel, burocracia e cartórios

Agilidade

Seus documentos são assinados rapidamente

Facilidades Online

Você tem diversas facilidades online de empresas e órgãos públicos, como a declaração de Imposto de Renda Online

A Segurança é Importante

Com a assinatura convencional manuscrita, você produz uma marca única, com sua letra e suas características exclusivas do modo de escrever.

Em uma Assinatura Digital você tem um par de chaves criptográficas únicas geradas por funções matemáticas que trabalham em conjunto, ou seja, tudo que uma chave assina, somente a outra pode verificar.

Eu posso fazer uma Certificação Digital?

Qualquer pessoa
Jurídica ou Física pode fazer a Certificação Digital!

Incluindo médicos, advogados e dentistas!

Tipos de Certificação

Existem vários tipos de Certificação Digital. A ICP Brasil classifica os mesmos de acordo com suas características de segurança e aplicação.

Com relação à aplicação, os certificados podem ser classificados em:

Certificado A1

  • Certificados de menor segurança que utilizam chaves de 1024bits geradas por um software no computador do usuário e acessível somente com login e senha.
  • Têm a validade de um ano.
  • Desvantagem: precisam ser armazenados em um computador, portanto, não possuem mobilidade e o usuário precisa estar junto do equipamento para assinar documentos digitalmente.

Certificados SSL

  • Com cerificado SSL (Secure Socket Layer) você protege seu site, loja virtual e aplicações web com criptografia de nível superior de 256 bits.
  • Tem a validade de um ano.

Certificados A3

  • São os certificados com o mais alto nível de criptografia para proteção de informações e, por isso, são os mais seguros.
  • Possuem validade de até 5 anos e utilizam chaves de 2048bits geradas pelo Smartcard ou token que armazena o certificado.
  • Podem ser armazenados em dispositivos criptografados móveis, como tokens em formatos de pendrive.
  • Também podem ser armazenados e acessados em nuvem pelo usuário.
  • É o mais utilizado por usuários finais, uma vez que possui mais segurança e prazos de validade maiores para diversos tipos de documentos.

Certificado Bird ID

  • Com o certificado Bird ID, você não precisa usar mídias criptográficas (Token e Smartcard), e pode usá-lo diretamente no seu smartphone através do aplicativo Bird ID.
  • Tem a validade de até 5 anos.

Dúvidas Frequentes

Como é feita a Certificação Digital?

Para fazer uma Certificação Digital, é preciso fazer uma solicitação presencial ou online para fazer a compra e posteriormente agendar um horário para a finalização do processo com os documentos em papel.

Quando recebemos um documento em papel assinado, é necessário analisar a autenticidade e autoria das partes interessadas. Normalmente, vamos a um cartório para a conferência da assinatura, o chamado Reconhecimento de Firma.

Com a Assinatura Digital, o processo é otimizado e facilitado: uma vez que tudo é feito digitalmente, os custos com impressão, cartório e burocracia são reduzidos.

Como a Assinatura Digital me ajuda?

A Certificação tem validade jurídica?

Uma Certificação Digital deve obedecer a uma série de normas para ter validade jurídica e possuir criptografias de alta complexidade para impossibilitar falsificações, por isso ela possui as mesmas características jurídicas de documentos tradicionais.

O que protege as suas informações são duas chaves de criptografia: uma pública, que é usada para a certificação digital de outras partes e outra privada, utilizada para realizar assinatura de documentos digitais.

O que protege minhas informações?

Quer saber mais?

Possuir uma certificação digital é uma tendência cada vez mais difundida no mercado, pois além de reduzir custos, é totalmente seguro, otimiza e facilita o trabalho.

Quer saber mais, preencha o formulário ao lado e entre em contato conosco!